Plenário da Câmara vota nos próximos dias a Reforma da Previdência
Depois da comissão especial da reforma da Previdência ter concluído seu parecer (09/05), o texto segue agora para votação no plenário da casa, nos próximos dias. Para a aprovação final na Câmara são necessários 308 votos nos dois turnos para que se realize a votação.
O governo ainda não tem garantia dos 308 votos e está negociando a qualquer custo o preço com os deputados, uma barganha que envolve interesse individuais e políticos de cada parlamentar.
Enquanto isso, para ganhar a simpatia popular, o governo mente e bombardeia a sociedade com uma campanha publicitária milionária para tentar convencer de que a reforma é necessária e que já houve muita concessão.
O texto substitutivo aprovado na Comissão é bem diferente do que havia sido proposto, o que não o torna melhor. As regras de concessão da aposentadoria foram alteradas, mas conservam ainda os principais eixos: a) amplia muito o tempo de contribuição, b) limita o acesso aos benefícios e c) reduz o valor das aposentadorias.
De antemão, o substitutivo deu um presentão aos empresários, ao acabar com a multa de 40% do FGTS na demissão de quem já é aposentado.
Saiba o que vai impactar na vida dos professores e professoras.
Documento preparado pelo SINPRO SP – confira: