Novembro Azul: professor, previna-se contra o câncer de próstata!                                             

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. Anualmente, são 13.772 novos casos da doença, o que representa 28,6% das ocorrências de câncer masculino, perdendo somente para os tumores de pele não melanoma.  Segundo Lucas Nogueira – urologista, “não é possível prevenir a doença, mas o diagnóstico precoce está relacionado com a diminuição da mortalidade”.

Para esclarecer dúvidas sobre o tema, a Sociedade Brasileira de Urologia elencou algumas dúvidas sobre o câncer de próstata.  

Ter pai, irmão ou tio com a doença aumenta meu risco?

Sim, a hereditariedade é um dos principais fatores de risco para a doença. Um parente de primeiro grau com a doença duplica sua chance. Dois familiares com a doença aumentam essa chance em cinco vezes. Para quem tem casos na família, o recomendado pela Sociedade Brasileira de Urologia é procurar um urologista a partir dos 45 anos.

Pessoas da raça negra têm maior risco de desenvolver a doença?

Estudos apontam que afrodescendentes têm risco 60% maior de desenvolver a doença e a taxa de mortalidade é três vezes mais alta.

O sedentarismo pode aumentar o risco para desenvolvimento do câncer de próstata?

Sim, o sedentarismo e a obesidade estão relacionados a alterações metabólicas que podem levar a alterações moleculares responsáveis pela gênese da neoplasia.

A atividade física regular tem um papel relevante na prevenção e no tratamento?

Essa prática saudável pode agir de modo protetor, e tem sido um fator modificável para o câncer de próstata por causa dos seus potenciais efeitos: fortalecimento imunológico, prevenção da obesidade, capacidade do exercício em modular os níveis hormonais e redução do estresse.

Professor: fique atento, não descuide de sua saúde, procure um urologista.

Dr. Lucas Nogueira – urologista – Sociedade Brasileira de Urologia. 


Mais Lidas