Fundação Santo André

milru12

O reitor Francisco Milreu caiu. Seu desligamento aconteceu no inicio de maio, foram também anulados o concurso no qual ele havia sido classificado em 1º lugar para uma disciplina da FAECO. A queda de Milreu acontece após mais de um ano ocupando o cargo e é resultado da pressão exercida pelo SinproABC, professores e funcionários, dos vereadores de Santo André, através da CPI -Comissão Parlamentar de Inquérito e do Ministério Público Estadual, que abriu inquérito para investigar a legalidade da participação e da aprovação do ex-reitor em concurso

Milreu assumiu em abril de 2018 e neste período ocorreram mudanças estatutárias e regimentais aprovadas casuisticamente pela atual reitoria, em benefício próprio e de sua permanência no poder. O SinproABC exige que seja as ações sejam regularizadas e aprovadas pela Curadoria de Fundações

Cenário atual:

A FSA não possui a CND - Certidão Negativa de Débitos. Há um enorme passivo tributário e trabalhista. Hoje se assemelha ao que há de pior entre as mantenedoras do ensino superior: não paga o 13º salário desde 2016; não aplica os dissídios salariais desde 2015; está com dezenas de parcelas atrasadas nos depósitos de FGTS; não pagou sequer os dias trabalhados para os professores e funcionários desligados em dezembro/18 (muitos deles colaboradores essenciais por cerca de 30 anos). Em outros tempos a FSA se destacava como instituição exemplar na relação profissional com seus colaboradores.

CHEGA! Não basta a saída do reitor Milreu:

Se o reitor estava ilegítimo, então todos os seus atos perdem legitimidade, inclusive a casuística mudança estatutária.
Queremos o restabelecimento das relações democráticas na FSA.
Que seja restabelecida a democracia interna, com a participação dos alunos e docentes na gestão dos cursos, com eleição de coordenações e direção.
Que os alunos recuperem sua participação nos órgãos colegiados máximos da FSA, especialmente no Conselho Diretor.
Por uma nova eleição de reitoria conforme estatutos vigentes!