tonhao5 300x225Santo André, 09 de agosto de 2019.

Ontem foi enterrado, em Diadema, o professor Tonhão, conhecido militante dos movimentos sindical e popular do Grande ABC.

A diretoria do Sinpro ABC manifesta nossos sentimentos e nossa solidariedade à família e aos amigos.

Tonhão teve uma vida intensa, viveu como sempre desejou, lutando o bom combate, por direitos, por justiça e por transformações sociais.

Lutou contra a ditadura e pela democratização do país, esteve na linha de frente de greves, de professores e de outras categorias.

Nunca separou a luta econômica da luta política. Sabia que lutar por salários e emprego é só parte de uma luta maior e estratégica: a luta contra o capital e seus representantes, a luta contra o capitalismo, a luta pela construção de uma nova sociedade.

Nesse processo também foi Secretário de Educação (1983) e vice-prefeito de Diadema (1989).

Sempre se dedicou às lutas populares e à formação de novas lideranças. Também sempre estava atento e era solidário às lutas por justiça e democracia em outras partes do mundo.

Em seu enterro estiveram presentes muitas pessoas da classe trabalhadora, militantes de diferentes movimentos, sindicatos, centrais sindicais e partidos de esquerda. Foi uma digna homenagem para um lutador que tem muita história.

O ato de ontem foi um reconhecimento pela sua vida de luta, uma momento de respeito e admiração mesmo por aqueles que tinham divergências em relação à muitas de suas posições políticas.

Tonhão foi um ser humano que lutou incansavelmente, e sempre sacrificou sua saúde e sua vida para defender princípios, idéias e direitos.

Enfrentou heroicamente um câncer, mas não foi possível vencer essa batalha.

Pessoas como ele sempre farão parte da história de nossas lutas.

Professor da rede pública, histórico militante da APEOESP, Tonhão fez da educação um instrumento de luta pela construção de uma sociedade mais justa.

Companheiro Tonhão, presente!!!

Diretoria do Sindicato dos Professores do ABC