Tradicional e aguardada por todos os professores sindicalizados, a Agenda 2013, preparada pelo SINPRO ABC, trará os painéis Guerra e Paz, do brasileiro Candido Portinari.

Com apoio da Fundação Projeto Portinari, o material contará com detalhes de ambas as obras, produzidas especialmente para a Organização das Nações Unidas, com sede em Nova Iorque.

Em setembro de 2007, o então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, discursou na Assembleia Geral da ONU, nos Estados Unidos, no ano do cinquentenário dos painéis em questão. Na ocasião, Lula destacou: "Ao entrar neste prédio, os delegados podem ver uma obra de arte presenteada pelo Brasil às Nações Unidas, há 50 anos. Trata-se dos murais 'Guerra e Paz', pintados pelo grande artista brasileiro Candido Portinari. O sofrimento expresso no mural que retrata a guerra nos remete à alta responsabilidade das Nações Unidas de afastar o risco de conflitos armados. O segundo mural revela que a paz vai muito além da ausência da guerra, pressupõe bem estar, saúde e um convívio harmonioso com a natureza. Pressupõe justiça social, liberdade e superação dos flagelos da fome e da pobreza. Não é por acaso que o mural Guerra está colocado de frente para quem chega e, o mural Paz, para quem sai.  A mensagem do artista é singela, mas poderosa: transformar aflições em esperanças, guerra em paz. É a essência da missão nas Nações Unidas. O Brasil continuará a trabalhar para que essa expectativa tão elevada se torne definitivamente realidade".

Para o SINPRO ABC, é uma enorme honra e uma grande responsabilidade trabalhar o tema. "Trata-se de uma obra com reconhecimento internacional. Exploramos de forma que todos possam ver os detalhes contidos em cada painel e conheçam alguns personagens descritos por Portinari", explicam os representantes da Secretaria de Imprensa do Sindicato, responsáveis pela concepção da ideia e do projeto gráfico do material.

Distribuição
A partir do mês de setembro, todos os associados ao SINPRO ABC receberão gratuitamente a Agenda 2013 Guerra e Paz. Funcionários e diretores irão a cada escola realizar a distribuição, mas quem preferir poderá retirar pessoalmente o seu exemplar na sede do SINPRO ABC (rua Pirituba, 61/65, bairro Casa Branca, Santo André).

O objetivo é que todos os sindicalizados estejam com sua agenda até, no máximo, o final deste ano. Em caso de dúvidas, entre em contato com o SINPRO ABC (telefone 4994-0700 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Para conhecer mais sobre Guerra e Paz e a Fundação Portinari, clique aqui.

agenda2013_

Clique nos links abaixo e veja alguns filmes relacionados aos painéis:

Encerramento do discurso de abertura do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, na Assembleia-Geral da ONU, em 25 de setembro de 2007, ano do cinquentenário dos painéis Guerra e Paz na sede da ONU, NY.
“Senhoras e Senhores,
Ao entrar neste prédio, os delegados podem ver uma obra de arte presenteada pelo Brasil às Nações Unidas, há 50 anos. Trata-se dos murais “Guerra e Paz”, pintados pelo grande artista brasileiro Candido Portinari.
O Brasil continuará a trabalhar para que essa expectativa tão elevada se torne definitivamente realidade.”