Procon divulga ranking de universidades campeãs de reclamação em 2014
O Grupo Uniesp, que também tem sedes no ABC, lidera a lista com 402 reclamações recebidas entre janeiro e setembro deste ano — 112 a mais que total registrado em 2013.
De acordo com dados divulgados pelo Procon-SP, o total de queixas subiu de 1.129 entre janeiro e setembro de 2013 para 1.171 no mesmo período de 2014. Em 2012, foram 915.
As três primeiras colocadas no ranking — Uniesp, Anhanguera e Uninove — respondem por 64% das reclamações computadas no período. Em quase metade dos casos, o principal problema se refere a cobrança. Outras demandas recorrentes, como o não fornecimento de documentos escolares, problemas com contrato e prestação de serviços, totalizam 48% das reclamações.
De acordo com o Procon-SP, a média do índice de solução de problemas dessas universidades é de 73%. Para o órgão de proteção ao consumidor, a taxa de solução deve ficar acima de 95%. A instituição com o desempenho mais baixo, Anhembi Morumbi, resolveu apenas 53% das reclamações, e a Anhanguera Educacional, 54%.
Confira as campeãs de reclamação:
1º Grupo Uniesp — 402 reclamações
2º Anhanguera Educacional — 192 reclamações
3º Universidade Nove de Julho (Uninove) — 156 reclamações
4º Universidade Anhembi Morumbi — 124 reclamações
5º Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) — 74 reclamações
6º Universidade Paulista (Unip) — 61 reclamações
7º Cruzeiro do Sul / Unicid — 60 reclamações
8º Universidade Estácio de Sá — 39 reclamações
9º Universidade de Santo Amaro (Unisa) — 35 reclamações
10º Faculdade Sumaré — 28 reclamações