Estudantes de escolas públicas da capital fazem leituras de contos africanos em comemoração ao mês da Consciência Negra.

 

Nesta quinta (30), será lançado em São Paulo o Projeto Leituraço de contos africanos. A ação, idealizada pela Secretaria Municipal de Educação, abre o período em que estudantes da rede passarão a realizar leituras simultâneas de obras africanas e afro-brasileiras entre os dias 3 e 14 de novembro — mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra.

A experiência de leitura envolverá cerca de 800 mil alunos de 1.462 escolas de educação infantil e de ensinos fundamental e médio.

Nas escolas, serão realizadas leituras com duração de 30 minutos, sempre na primeira aula do período, mobilizando estudantes e professores. Foram selecionados 13 títulos, divididos entre os três ciclos do ensino fundamental: alfabetização, interdisciplinar e autoral.

O evento de inauguração do projeto ocorre a partir das 9h, na Biblioteca Mário de Andrade (Centro de São Paulo). Será realizada uma mesa de debates com o tema Literaturas Africanas e Afro-Brasileira: Análise, Crítica e Políticas de Incentivo à Cultura.

O lançamento terá ainda relatos de práticas de duas unidades da rede que já vêm realizando experiências com a literatura africana – o CEI Vila São João e a EMEF Sylvia Martins.

 

Fonte: Secretaria Municipal da Educação (SP)

 


Mais Lidas