O Coursera, uma das maiores plataformas de cursos online gratuitos do mundo, firmou parceria com as universidades USP e Unicamp, além da Fundação Lemann. As três instituições se unem a cerca de 90 centros de estudos com importância mundial a oferecer cursos pela iniciativa.

Quando surgiu, em 2012, o Coursera oferecia cursos apenas pelas universidades americanas de Stanford, Princeton, Michigan e Pennsylvania. Desde 2013, alguns cursos têm sido traduzidos para o português. Ainda são muito poucos, é verdade. Mas, a ideia é que essa demanda aumente por meio da parceria com as universidades brasileiras. O Brasil já é o quinto país com maior número de alunos na plataforma.

Embora os cursos disponíveis em português sejam poucos ainda, é possível fazer cursos em qualquer idioma pelo Coursera. Eles têm curta duração e funcionam no estilo MOOC - Massive Open Online Courses (Cursos on-line gratuitos e massivos, em livre tradução).

A maioria não oferece certificação, mas é possível ganhar um “verified signature” do próprio Coursera. Só que ao contrário dos cursos, o reconhecimento ofertado pelo Coursera é pago.

Há cursos para todas as áreas e interesses. Todos são gratuitos. Ao acessar a plataforma é possível escolher por instituição, país, língua ou área.

Para acessar Coursera:     https://www.coursera.org/courses

FONTE: FEPESP


Mais Lidas