As negociações intersindicais da Campanha Salarial 2016 na Educação Básica começaram nesta semana. Na terça-feira (23), aconteceu a primeira rodada de negociação entre os representantes da FEPESP em conjunto com os 26 sindicatos integrantes e do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (SIEEESP).

Com o objetivo de acelerar as negociações, a Federação dos Professores e os sindicatos integrantes propuseram duas reuniões por semana. Com isso, as rodadas de negociação acontecerão sempre as terças e quintas-feiras. O SIEEESP concordou com o planejamento, a partir da segunda semana de março. Dessa forma, os próximos encontros serão nos dias 1,8, 10, 15 e 17 de março.

Na rodada de negociação de terça, a FEPESP e os sindicatos integrantes entregaram as cláusulas que pretendem manter, o que corresponde a quase 60% da Convenção Coletiva de Trabalho, e as que contêm algum esclarecimento de redação ou reivindicação, conforme deliberado em assembleias. Os patrões responderão no próximo encontro, quando também apresentarão suas propostas.

A comissão de negociação da FEPESP e dos sindicatos integrantes é coordenada pelo professor Luiz Antônio Barbagli (São Paulo), e composta pelos professores Celso Napolitano (Fepesp), José Jorge Maggio (ABC), Antonio Dias de Novaes (Ribeirão Preto), Carlos Virgilio Borges (Campinas), Fábio Luís Pereira (Sorocaba), e Walter Alves (Santos).

Por dentro da Campanha Salarial

Com o Brasil enfrentando uma crise política, econômica e a inflação projetada acima de 10,5%, as negociações dependem diretamente da mobilização de professores e auxiliares de administração escolar.

A estratégia da FEPESP e dos sindicatos integrantes é tratar com rapidez das cláusulas sem mudança ou com alguma modificação para focar a negociação nas cláusulas econômicas e novas reivindicações, como o reajuste salarial.

Uma das demonstrações de unidade da Campanha Salarial 2016 está no lema ReaJUSTO 15%, válido tanto para o Ensino Superior como para a Educação Básica e SESI/SENAI. A decisão em adotar um índice comum nos três segmentos enfatiza a disposição de luta unificada por parte da Categoria.

A cada rodada de negociação, a Federação dos professores e os sindicatos integrantes divulgarão um informativo para que a categoria acompanhe e fale da Campanha Salarial.

É hora de conversar com os colegas, acompanhar a Campanha Salarial pelos sites dos sindicatos. Compartilhar as informações nas redes sociais e comparecer às atividades convocadas! Participe da Campanha!