Em reunião, SINPRO ABC cobra explicações e consegue diminuir número de demitidos
O final do primeiro semestre de 2010 foi marcado por mais uma ação arbitrária da UniABC: Ao apagar das luzes, no início das férias de julho, o SINPRO  foi surpreendido com a notícia de demissão em massa dos professores da universidade.
A entidade alega questões estruturais para os desligamentos, mas, na realidade, o que ocorre é uma rotatividade de mão de obra, com intuito de diminuir gastos da empresa. Resultado: demissão coletiva e queda brusca na qualidade de ensino.
O Sindicato, por diversas vezes, solicitou foro conciliatório e reunião com a instituição, mas sem sucesso. No final de julho, em uma mesa redonda na DRT de Santo André, a UniABC informou que o número de demitidos era 87. O SINPRO ABC pressionou e conseguiu que o número diminuísse (inicialmente  seriam 130 demissões).
Os docentes desligados da empresa receberam orientação do Sindicato para que ingressem com reclamações trabalhistas individuais, inclusive pela reintegração.
O SINPRO ABC está, ainda, realizando levantamento dos demitidos para enviar ao MEC o número de mestres e doutores desligados.
O Sindicato está de olho na UniABC para verificar se os novos contratados estão enquadrados na cláusula 6 da Convenção Coletiva, que trata de salário do professor ingressante. Atenção, em caso de irregularidades, denuncie ao SINPRO ABC (4994-0700 ou escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).