No último dia 13 de março, quinta-feira, foi divulgado o valor de reajuste do Ensino Superior. Os salários dos professores serão reajustados em 6,37% em março, esse percentual corresponde a 1% de aumento real e reposição integral da inflação, calculada pela média de três indicadores: Índice de Custo de Vida (ICV/Dieese), Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC/IBGE) e pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC/FIPE). O reajuste definido na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) assinada no ano passado, com validade de dois anos. Faltava apenas a divulgação da inflação pelo Dieese e pelo IBGE, que aconteceu no dia 12, quarta-feira.

Vitória dos professores

Pela primeira vez, a CCT do Ensino Superior assegurou também a Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) de 24%, o que representa um ganho importante para os professores. Vale lembrar que a PLR não sofre desconto de INSS e possui regras especiais para o imposto de renda. Valores até R$ 6.270,00 são isentos e, acima desse limite, a tributação segue uma tabela específica, bem mais generosa do que a adotada para os salários.
Professor, fique atento, sempre que o salário altera, quem trabalha em mais de uma escola deve informar às empresas a nova remuneração. Assim a contribuição previdenciária é recalculada para que o desconto não seja maior do que o previsto em Lei.


Mais Lidas