Condições de trabalho e diário eletrônico foram temas da rodada de negociação com o Sesi/Senai - 05/03

Condições de trabalho e o uso de novas tecnologias foram discutidos na rodada de negociação com o Sesi e Senai, dia 5/3. Os sindicatos cobraram a chamada "hora-tecnológica", ou seja, o pagamento pelo aumento do trabalho decorrente do uso de novas tecnologias.

As entidades destacaram que a implantação do diário de classe eletrônico foi feita de modo errado, o que tem provocado aumento das horas de trabalho fora da escola. Os sindicalistas relataram muitas das reclamações dos professores. Eles disseram que “além do sobre trabalho, muitos docentes estão usando seu próprio 3G, banda larga etc”.

Uma das reivindicações apresentadas foi a disponibilização de computadores ou notebooks conectados à internet de banda larga em todas as salas e de professores, além de mobiliário ergonômico nestes espaços.

Pacote econômico

Na reunião, os representantes dos professores expuseram as principais reivindicações econômicas da categoria. Estão neste pacote o reajuste de 10% nos salários, na hora-atividade e nos valores dos vales refeição e alimentação.

Outra proposta importante é o pagamento anual de um abono por tempo de serviço para quem completar cinco anos ou mais.

Cláusulas acordadas

Em outra parte da reunião, sindicalistas e representantes patronais acertaram a redação de algumas cláusulas existentes no Acordo Coletivo para as quais há consenso.

No caso da proposta sobre as creches, o Sesi aceitou incluir na cláusula os filhos de professores (homens)ou professores que adotarem crianças com até dois anos.

Em contrapartida, foram rejeitadas as seguintes propostas:

Assistência médica: extensão para os cônjuges e companheiros

Contrato por prazo determinado: proibição de contratação por empresa interposta

Licença maternidade: ampliação para 180 dias

Assédio moral: criação de uma comissão específica, com participação de representantes dos trabalhadores e do Sesi/Senai, para investigar denúncias de assédio moral. Estabilidade no emprego ao(à) professor (a) que fizer a denúncia.

A próxima rodada de negociação será dia 13/03 – Sexta-feira.