Os sindicatos da FEPESP levaram novamente à rodada de negociação os problemas relacionados ao diário de classe eletrônico do Sesi. Esse foi um dos principais temas da reunião de 13/03, em São Paulo.

Os representantes dos professores apontaram a falta de condições de trabalho para quem tem que usar o diário, além do aumento de tarefas decorrentes da sua implantação. Um dos dirigentes, que também dá aula no Sesi, mostrou uma advertência recebida porque não conseguiu lançar seu planejamento de aula a tempo!

Não bastasse o sobretrabalho, muitos professores estão gastando dinheiro do próprio bolso, usando o seu 3G para transferir os dados à plataforma.

Os sindicatos fizeram sugestões e deram prazo até a próxima reunião (19/3) para o Sesi apresentar respostas concretas. Para as entidades, uma das alternativas é a fixação de um prazo para que os problemas técnicos e operacionais possam ser resolvidos e para que os professores possam sugerir soluções antes da implementação plena do diário.

Senai

Nessa rodada de negociação, os sindicatos apresentaram reivindicações específicas dos professores das escolas e faculdades do Senai.

Entre os temas discutidos, estiveram os critérios de pagamento dos técnicos de ensino quando dão aula no Senai superior e a não responsabilização do professor pelo patrimônio danificado ou roubado.

Cláusulas econômicas

Os representantes patronais disseram que ainda não há resposta sobre as reivindicações econômicas. Neste pacote estão o reajuste de 10% nos salários, na hora-atividade e nos valores do vale-refeição e do vale-alimentação. Eles também informaram que o Sesi e o Senai estão revisando suas projeções orçamentárias em razão do baixo desempenho das indústrias paulistas.

A próxima rodada de negociação acontece dia 19/03 – Quinta-feira