sesi senai assemb 28 02 destaque

Em assembleias maciças, professores e técnicos de ensino do Sesi e Senai de São Paulo mostraram sua disposição em defender direitos – todos seus direitos! – já conquistados e ajustados nos seus acordos coletivos de trabalho.

Via FEPESP

Nesta sexta-feira, dia 28, nas assembleias com ponto abonado em todo o Estado (outra conquista inscrita no acordo coletivo), foi aprovada a proposta de acordo que preserva, atualiza e amplia o conjunto de direitos que orienta as relações de trabalho no Sesi/Senai-SP.

Nesta época em que direitos trabalhistas tem sido ameaçados por reformas e pacotes, que o respeito ao nosso trabalho e á educação em geral tem sido questionados, e que se põe em xeque nossa capacidade de organização perante os patrões, a defesa de direitos conquistados é prioridade de todos nós. Nada do que está nos acordos coletivos foi oferecido de graça a professores ou técnicos de ensino – a participação nas assembleias mostrou união e propósito, e apoio aos negociadores do novo acordo.

O sindicato é nosso e ninguém tasca!

Veja o resumo do que foi defendido e aprovado nas assembleias:

Vale Alimentação e vale refeição – reajustado pelo índice do INPC
Homologação de dispensa – sempre no Sindicato, para conferencia de direitos e valores devidos
Professor temporário (no Senai/Superior) – salário nunca inferior ao valor da hora-aula do professor pertencente ao quadro nos cursos de pós ou especialização no Senai/SP

E mais – manutenção integral de direitos já existentes no acordo, como estes:

• pagamento de horas-extras com adicional de 70%, adicional noturno, 15% de hora-atividade e adicional por atividade em outro município
  • garantia semestral de salários
  • assistência médica, com o Sesi subsidiando a maior parte dos custos
  • garantia de emprego à gestante de 90 dias adicionais além da licença
  • garantia de emprego por acidente de trabalho ou doença ocupacional, ao professor em vias de aposentadoria e ao professor transferido de município
  • compensação de dias trabalhados em eleições, ordenados de comum acordo

recesso escolar garantido e com datas já definidas para os docentes: