Em assembleia da Campanha Salarial 2013, realizada no último dia 15 de junho, sábado, na sede do Sindicato dos Professores do ABC (SINPRO ABC), foi aprovada, por unanimidade, pelos professores da categoria, a assinatura da proposta patronal da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do Ensino Superior, que deverá permanecer vigente durante dois anos, contando a partir de 1º de maio deste ano até 28 de fevereiro de 2015.
Dentre as negociações, foi reafirmada a antecipação salarial de 6,52%, que deve ter acontecido nos meses de março e abril de 2013. Para o próximo ano, em março, ficou acordada que a reposição da inflação será avaliada pela média INPC, ICV e IPC, somando também 1% de aumento real.
A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) será de 24% sobre o salário de março do mesmo ano e deverá ser paga até outubro de 2014. O percentual não é optativo, mas obrigatório. Na proposta patronal, a PLR está sujeita ao cumprimento de metas, por isso, caso elas não sejam alcançadas ou a entidade se sinta impedida de distribuir tais lucros, o valor estipulado deve ser pago como abono. A diferença entre eles é que na PLR não há incidência de INSS, nem FGTS e valores até R$ 6 mil estarão isentos de Imposto de Renda (IR), como ocorre com o abono
Ficou definido também que as cláusulas sociais atuais serão mantidas. Outras reinvindicações, como hora-tecnológica, adicional por titulação e piso para os professores, serão negociadas após a assinatura da CCT.

No próximo dia 15 de junho, sábado, às 9h30, acontecerá, na sede do Sindicato dos Professores do ABC (SINPRO ABC), a assembleia dos professores do Ensino Superior, em que será discutida a análise de proposta para a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Professor, a sua participação é muito importante para a categoria, participe. O SINPRO ABC está localizado na Rua Pirituba, 61/65, bairro Casa Branca, em Santo André (SP).

Algumas especificidades do Ensino Superior serão discutidas nessa campanha, como, por exemplo, a regulamentação do ensino a distância e adicional por titulação.

Veja aqui as principais reivindicações desse segmento, que foram debatidas pelo SINPRO ABC em dezembro de 2012 e outras cidades com sindicatos integrantes à Fepesp. 

Professor, tem sido uma prática constante das instituições de ensino superior pagar a menor a remuneração devida, ou seja, o docente ministra uma quantidade determinada de aulas e quando do pagamento descobre que apenas parte das aulas lecionadas foram pagas. Professor, o primeiro passo é procurar o departamento pessoal e relatar o ocorrido, caso tal procedimento não surta efeito, faça um ofício e protocolize junto ao seu empregador, bem como, denuncie a ocorrência ao SINPRO ABC. Veja os modelos:

Modelo "Jornada Integral"
Santo André, _____ de ________ de 2012.
Magnífico Reitor:
Venho por meio do presente expediente informar que esta conceituada instituição de ensino agiu com erro, quando do pagamento do meu salário referente ao mês de ________/12, ou seja, pagou a menor. Foi depositado em minha conta apenas o valor equivalente __________________________, quando o correto seriam ________aulas semanais, sendo ____ aulas semanais e ____horas de pesquisa. Nesta data procurei o Departamento Pessoal, informei o ocorrido, e fui informada pela Sra. (funcionária)______________, que eu deveria fazer a minha solicitação por escrito e direto para Vossa Magnificência. Como é do conhecimento de Vossa Magnificência, o meu regime de contrato de trabalho é por tempo integral, desde _______________ (citar data). Ressalto que tenho cumprido normalmente a carga horária contratada desde ___________, e, em nenhum momento recebi qualquer informação sobre alteração no meu contrato de trabalho, já que em conformidade com a legislação vigente o mesmo só poderia ser alterado por mútuo consentimento. Consequentemente tem o presente a finalidade precípua de solicitar desta instituição um posicionamento efetivo com urgência quanto ao pagamento complementar do meu salário de março, tendo em vista o seu caráter alimentar, e a necessidade em cumprir com os meus compromissos financeiros.

Atenciosamente, (nome do docente)

Ao Magnifíco Reitor Prof. Dr.___________,da _______________, mantenedora da (indicar o nome da unidade)
Ref.: Salário de___________/12 – Pagamento Parcial

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