O Sindicato dos professores do ABC repudia veemente a violência cometida pela GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo do Campo no episódio de desocupação Devanir José de Carvalho, no bairro Cooperativa.

A ação truculenta da Guarda aconteceu no final de novembro e foi comandada pelo secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Benedito Mariano.

Mais de 300 famílias foram violentamente retiradas do local debaixo de bombas de efeito moral e balas de borracha.

No início de dezembro a prefeitura da cidade divulgou uma nota de esclarecimento sobre o caso em que o prefeito Luiz Marinho (PT) afirmou no texto que a invasão dos sem teto naquela localidade, afrontou e desrespeitou uma política habitacional que o Município vem estruturando desde 2009, por meio do programa “Minha Casa Minha Vida”.

Também em dezembro, militantes de diversas organizações políticas e dos movimentos sociais se reuniram no auditório da Câmara Municipal de São Bernardo para participar do ato de repúdio à ação truculenta da GCM do Município.

O SINPRO ABC reafirma sua posição de repúdio a qualquer ato de violência contra trabalhadores e trabalhadoras que buscam melhores condições de vida, no caso, a luta básica do ser humano pela conquista da “Casa própria”.

A direção do Sindicato se solidariza ao movimento e busca entendimento, através do diálogo, para que o problema seja resolvido da melhor forma possível.


Mais Lidas