Esta terça-feira, 14 de julho, é dia de importantes manifestações. Em Brasília, uma mobilização organizada pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras, com apoio de partidos, centrais sindicais, confederações e movimentos sociais, defenderá não só a petrolífera, mas também a democracia e o uso dos recursos oriundos do pré-sal na educação. Uma das principais razões do ato é a crítica ao Projeto de Lei 131/2015, do senador José Serra (PSDB/SP), que revoga a participação obrigatória da Petrobras no modelo de partilha de produção de petróleo da camada pré-sal, ameaçando a soberania da estatal e comprometendo os investimentos em educação. A Contee encaminhou uma carta ao Senado cumprimentando a derrubada do pedido de urgência na votação da matéria e defendendo a retirada definitiva do processo da pauta.

Hoje também é dia de mobilização contra o financiamento empresarial de campanhas, já que a Proposta de Emenda Constitucional 182, conhecida como PEC da Reforma Política, volta à pauta do Plenário da Câmara para votação dos destaques em segundo turno (veja aqui). Por isso, a Contee reitera às entidades filiadas a importância de que intensifiquem o envio de mensagens aos deputados de seus respectivos estados. O fim do financiamento de campanhas por empresas é crucial no combate à corrupção.

Da redação