Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Seminário Nacional Profissão Professor, promovido pelo Sinpro/RS, no dia 28 de agosto, das 9h às 18h30, no Hotel Embaixador (Rua Jerônimo Coelho, 384 – Centro), em Porto Alegre. Este ano, o tema será “A legislação educacional e trabalhista: contradições, lacunas e a necessária articulação”. O evento tem inscrições gratuitas pelo site www.sinprors.org.br/profissaoprofessor.

O Seminário será composto de três painéis em que especialistas de diferentes áreas debaterão os temas que afetam a realidade do professor do ensino privado no país. No painel de abertura, que tratará sobre as exigências de formação e os desvirtuamentos contratuais dos professores, estão confirmados como painelistas Luiz Fernando Dourado, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE). José Felipe Ledur, juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) e José Geraldo Santana, consultor jurídico da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (Contee).

Para falar sobre a jornada legal e as exigências de regime de trabalho docente – As limitações do artigo 318 da CLT, participarão Celso Napolitano, presidente da Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp), a deputada federal Maria do Rosário, além do Coletivo Jurídico do Sinpro/RS. A educação a distância – teletrabalho, docência e tutoria será o tema do último painel do dia e terá Manuel Martín Piño, integrante da Sociedade Brasileira de Teletrabalho como painelista; Rogério Uzun Fleischmann, Procurador-Chefe Adjunto do Ministério Público do Trabalho da 4ª região (MPT4) e Marcel de Avila Soares Marques, Juiz do Trabalho da 15ª região.

Sobre o Seminário

Lançado em 2013, o Seminário Nacional é uma realização do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS), com apoio da Federação dos Trabalhadores de Ensino do Rio Grande do Sul (Fetee/Sul), da Confederação dos Trabalhadores em estabelecimentos de Ensino (Contee), da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul (OAB/RS), da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da IV Região (Amatra), do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT/RS), da Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas (Agetra), e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

Ensino privado

Segundo últimos dados do Inep, 212 mil professores atuam no ensino privado em todo o pais, da educação infantil à educação superior. Somente no Rio Grande do Sul são mais de 34 mil docentes.

Assessoria do Sinpro/RS


Mais Lidas