O dia internacional da mulher de 2011 teve um valor especial para o Brasil, afinal, este foi o primeiro com uma representante do sexo feminino no cargo máximo do país
Quem não se emocionou com a posse da primeira presidente do Brasil, Dilma Rousseff, no dia 1º de janeiro de 2011, desconhece a luta feminina para conquistar um espaço justo na sociedade. “Sinto uma imensa honra por essa escolha do povo brasileiro e sei do significado histórico desta decisão”, enfatizou a chefe de Estado no discurso realizado no dia 1º de janeiro.
Do direito ao voto feminino, em 1932, até a eleição de Dilma, passaram-se quase 80 anos. De lá para cá, mesmo que abaixo do ideal, a participação das mulheres vem crescendo na política.
Buscando na história, destacamos algumas pioneiras no cenário político brasileiro:
Alzira Soriano, a primeira mulher a ocupar um cargo executivo no Brasil, em 1928, em Lajes, no Rio Grande do Norte. Com mais de 60% dos votos, Alzira, a primeira prefeita do país, foi eleita quando as mulheres ainda não tinham, sequer, o direito ao voto.
Na Câmara dos Deputados, Carlota Pereira de Queiroz, médica paulista, foi diplomada, em 1933, como a primeira deputada federal.
No Senado, Eunice Michilles, do PSD/AM, assumiu, em 1979, o posto de primeira senadora, após o falecimento do titular. Em 1990, Júnia Marise (PRN-MG) e Marluce Pinto (PTB-RR), foram eleitas ao Senado por meio do voto direto.
Em 1982, Esther de Figueiredo Ferraz foi escolhida por João Figueiredo para assumir o Ministério da Educação. Esta foi a primeira vez em que uma mulher encabeçava uma pasta no governo federal.
O estado do Maranhão foi o pioneiro a ter uma governante do sexo feminino, em 1994, quando Roseana Sarney venceu as eleições.
Em São Paulo, o processo eleitoral de 2010 consagrou Marta Suplicy a primeira senadora a representar o estado, com mais de oito milhões de votos. “O Brasil escolheu uma mulher, e isso é, para mim, um avanço extraordinário com desdobramentos importantes para as meninas e jovens deste país. Laura e Maria Luiza (netas de Marta) crescerão sabendo que mulher pode”, emocionou a também pioneira na vice-presidência do Senado, em sua posse.
Mulher, o seu dia não pode ser resumido a uma única data. Avanços e conquistas que beneficiem o gênero somente serão possíveis com a atuação feminina em cargos públicos. Vamos à luta. Por dignidade, emprego, segurança e igualdade!