Os primeiros meses de 2016 serão de extrema importância para professores, professoras, auxiliares e técnicos de ensino. Agora em janeiro serão iniciadas as Campanhas Salariais do Ensino Superior, da Educação Básica e do Sesi/Senai. No último dia 8 de dezembro, o Conselho das Entidades Sindicais (Cones), composto pelos 26 sindicatos que integram a Federação dos Professores do Estado de S. Paulo (Fepesp), se reuniu para unificar as diretrizes da Campanha Salarial 2016, consolidar estratégias e definir de datas. O debate foi pautado pela conjuntura política e econômica atual do país.

Com o nebuloso cenário previsto para 2016, de crise política e instabilidade econômica, os sindicatos esperam uma Campanha desafiadora, depois de anos, contará com três frentes de negociação ao mesmo tempo. Na avaliação de Celso Napolitano, presidente da Fepesp, a crise ainda não chegou na educação particular e as empresas seguem capitalizadas. “Segundo informações, o nível de inadimplência continua baixo e as matrículas estão sendo feitas. A campanha será dura e, para ter sucesso, vamos precisar da participação e empenho de todos”, afirmou.

No fim de novembro, os sindicatos já haviam se reunido na elaboração de uma pré-pauta para a campanha. Assim, o último encontro serviu para consolidar as estratégias e para a definição de datas. Foram previamente definidas algumas pautas, como o aumento real, a Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) ou Abono e o piso salarial. Além da manutenção dos direitos coletivos, como, por exemplo, o recesso de 30 dias e a garantia semestral de salários.

EDUCAÇÃO BÁSICA - Na agenda da Educação Básica, já aconteceu, em novembro, a primeira reunião com o Sieesp (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo). O próximo encontro será no dia 21 de janeiro, com o objetivo de dar início às tratativas salariais.

SISTEMA S - Para o Sesi/Senai, o fechamento da pauta já tem data: 04 de fevereiro. Um ofício foi encaminhado ao Sesi informando que no dia acontecerá uma assembleia com falta abonada em todos os períodos.

Além dos detalhes das negociações, inseridos em uma análise conjuntural, os sindicatos também definiram planos para a comunicação nos meios impressos e digitais. “A Campanha Salarial e as medidas a serem tomadas foram debatidas e discutidas e planejamos um caminho que será percorrido no próximo ano”, disse Celso Napolitano sobre o encontro.

Acompanhe as informações da Campanha Salarial 2016 no site da Fepesp: www.fepesp.org.br.

E no site do SINPRO ABC: www.sinpro-abc.org.br