O Brasil, por meio do governo Federal, colocou em sua agenda positiva o diálogo social sobre o tema “Emprego e Trabalho Decente”. Em agosto de 2012, está prevista a Conferência Nacional em Brasília-DF sobre a referida questão. Antecedendo esse evento, foram realizadas as Conferências Regional e Estadual, nas quais o SINPRO ABC esteve presente.
A Convenção da OIT (Organização Internacional do Trabalho – órgão da ONU) sobre Emprego e Trabalho Decente contém conceitos e definições que não deixam dúvidas ou duplicidade de interpretação. O SINPRO ABC também participou dos dois módulos promovidos pela CUT, visando entendimento e aplicação dos preceitos. Então, o que significa? No entendimento do SINPRO ABC, emprego, profissão e trabalho não são sinônimos, mas são comumente associados como tal, inclusive em órgãos públicos, onde, para preenchimento de cadastro ou registro, uma das perguntas feitas ao cidadão é: Qual sua profissão? Ou qual sua função?
Por isso, é nosso dever informar à categoria o que segue: várias instituições de ensino na região do ABC não se enquadram neste tema; alguns professores desconhecem o que é isso, então não reclamam ou denunciam. Diante do exposto, podemos afirmar e solicitar aos componentes de nossa base que comuniquem ao seu sindicato, se for constatado em seu dia-a-dia, se a mantenedora de sua escola está ou não rigorosamente dentro das normas.
Denuncie se não tiver registro na CTPS desde o primeiro dia efetivo de trabalho; caso a escola não efetue o pagamento de salário até o quinto dia do mês subsequente ao trabalhado; se a escola não fizer o depósito do FGTS mensalmente; caso a escola faça banco de horas para compensações futuras ou passadas; se houver desconto indevido no salário, e ocorrer constrangimento demandado pelo seu superior hierárquico.
Concluindo, só existem dois tipos de patrões: Aquele que cumpre a legislação e aquele que descumpre. O primeiro não faz mais do que sua obrigação e o segundo precisa ser denunciado. Queremos decência em sua docência. Associe-se à nós, não ao patrão.
Paulo Yamaçake, diretor do SINPRO ABC

Paulo Yamaçake, diretor do SINPRO ABC