Este ano, o Dia Internacional do Trabalho desperta a reflexão para a crise econômica e para a necessidade de mobilização em defesa do emprego
Comemorado como Dia Internacional de Luta da classe trabalhadora, o 1º de Maio esteve ligado, na sua origem (entre 1880 e 1886), à luta pela jornada de 8 horas de trabalho, que custou a vida dos chamados “mártires de Chicago”, os operários  Parsons, Spies, Fischer e Engel, enforcados nos EUA, em novembro de 1887, por agitação em favor dessa medida elementar de defesa da força de trabalho contra a exploração do capital.
Desde então, é no 1º de Maio que as trabalhadoras e trabalhadores de todo o mundo buscam expressar a luta contra a exploração e a opressão, afirmando seus interesses de classe opostos aos interesses dos capitalistas e o caráter internacional de seu combate.
O 1º de Maio de 2009 se dará no olho do furacão de uma crise estrutural do capitalismo, a maior desde 1929. Crise que estourou no país que ocupa o lugar central e hegemônico para o funcionamento do sistema e jogou a economia mundial na recessão, fato hoje admitido abertamente pelas instituições multilaterais (FMI, Banco Mundial, OCDE etc) e pelos governos das principais potências, como o dos próprios EUA e os da União Europeia, China e Japão.
Desde o segundo semestre de 2008, governos vêm socorrendo bancos e grandes empresas com trilhões de dinheiro público, mas cada bilhão dado a especuladores e capitalistas é retirado dos serviços públicos, que atendem os setores mais pobres da população, e ainda serão “retribuídos” com demissões em massa e ataques aos direitos trabalhistas e aos salários. Esta é a lógica do sistema capitalista em crise e dentro dela não há saída que não seja salvar os próprios capitalistas em prejuízo do conjunto do povo e da classe trabalhadora.
Não são os trabalhadores que devem pagar pela crise
No Brasil, como não poderia ser diferente dado o grau de “abertura” de nossa economia para as multinacionais e o capital especulativo, já há um impacto dramático da crise nas mais de 800 mil demissões ocorridas desde o início de 2009. No mesmo período, o Governo Federal já socorreu as empresas privadas (com isenções de IPI e outros impostos) em cerca de 400 bilhões de reais.
Empresas como a Vale e a Embraer, que foram privatizadas por FHC, demitiram em massa (no caso da Embraer, de uma tacada só, 20% dos empregados, mais de 4.200), uma razão a mais para que sejam devolvidas ao patrimônio nacional com sua reestatização. Outras, como as montadoras de veículos (todas multinacionais), chantageiam permanentemente o governo com pedidos de isenção de impostos, em troca de um duvidoso compromisso de “manter o nível de emprego” (o que não garante quem está trabalhando, pois há rotatividade de mão de obra).
Os sindicatos e a CUT, à qual o SINPRO-ABC é filiado, têm a enorme responsabilidade de defender os empregos, salários e direitos dos trabalhadores, hoje ameaçados em nome da “união de todos” para combater a crise.
Por isso, nos atos de 1º de Maio, como o que se realiza em São Bernardo, que a CUT convoca em todo o país, a questão central é defender os trabalhadores dos efeitos destrutivos da crise, reivindicando medidas efetivas do governo federal  que protejam os trabalhadores das demissões.
Um abaixo-assinado de massa, dirigido ao presidente Lula, circula pedindo  uma Medida Provisória que impeça os patrões de demitir.
De fato, aqueles que lucraram muito com a especulação que está na base da atual crise, são os que devem pagar por ela.
Chega de dinheiro para os patrões, o que o Brasil precisa para se defender da crise é de investimentos maciços nos serviços públicos, nenhuma demissão e estabilidade no emprego!
* Julio Turra Filho é sócio do SINPRO ABC e membro da Executiva Nacional da CUT

Não são os trabalhadores que devem pagar pela crise

Por Julio Turra Filho - sócio do SINPRO ABC e membro da Executiva Nacional da CUT