Demissão de professores no ensino superior de SP em debate na Câmara Federal

Acompanhe a transmissão ao vivo.https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/1205

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados realiza, nesta quinta-feira, dia 12, audiência pública para discutir as demissões massivas no ensino superior privado em São Paulo.
A audiência foi requerida pelo deputado federal Orlando Silva (PCdoB) e é parte de uma série de iniciativas tomadas pelo SinproSP e pela Fepesp, depois de demissões massivas ocorridas em grandes instituições de ensino superior.Em junho, a rede Laureate demitiu cerca de 300 professores, dando continuidade a um programa de cortes iniciados em 2017. A Uninove também demitiu outros 300 docentes.
Além das ações na Justiça movidas pelo SinproSP , foram articuladas ações políticas para denunciar as demissões e exigir do poder público maior controle sobre os grupos educacionais. Desde julho, foram realizadas duas audiências públicas na Assembleia Legislativa e agora, a questão será debatida na Câmara dos Deputados.
Para a audiência pública foram convidados a ministra do TRT, Dra. Delaíde Alves Miranda Arantes, o procurador geral do Trabalho, Dr. Alberto Bastos Balazeiro, o secretário das Relações de Trabalho, sr. Mauro Rodrigues de Souza, o ministro da Educação, Sr. Abrahan Weintraub, os companheiros Gilson Reis, coordenador geral da Contee e Celso Napolitano, presidente da Fepesp e diretor do SinproSP, a presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares, Sra. Elizabeth Guedes e o presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior, Sr. Celso Niskier, além do CEO da Laureate Brasil, Sr. Marcelo Cardoso e o presidente da União Nacional dos Estudantes, Iago Montalvão.