Professores foram demitidos após o culto natalino! Sindicato convoca professores para reunião!

A Universidade Metodista tem uma lista de 40 demissões para fazer até o final desta semana. Entre os demitidos, há professores com estabilidade em vias de aposentaria. Até a data de hoje, somam cerca de 30 demissões de professores e professoras da educação superior e básica, sem contar possíveis demissões de auxiliares de ensino.

Na quinta-feira, dia 19, após um culto religioso de encerramento do ano oferecido pela instituição, os professores foram chamados, um a um, para tomarem conhecimento das suas demissões. Outros foram demitidos por telegrama, alguns deles com mais de 25, 30 anos de serviços prestados à instituição e à educação!

Observamos que tanto o poder judiciário como o Sindicato estão em recesso de fim de ano, portanto todas as ações ficarão para meados de janeiro, quando retornam às suas atividades.

Segundo a presidenta do SinproABC, Professora Edilene Arjoni, há um acordo judicial em vigor firmado entre o Sindicato e a Metodista em 5 de novembro, que garante a estabilidade dos docentes e auxiliares por 90 dias, ou seja, até 5 de fevereiro de 2020. “As demissões são passíveis de questionamentos judiciais se realizadas sem a redução de turmas ou de carga horária conforme prevê o acordo judicial em observância à nossa Convenção Coletiva de Trabalho”, completou Arjoni.

O acordo judicial foi possível após a greve de uma semana dos professores e professoras da educação básica, que reivindicavam receber os seus salários e reclamavam a ausência de depósitos do FGTS, entre outras. Foi o segundo acordo firmado no Tribunal Regional de Trabalho (TRT-SP) em 2019. O primeiro foi devido a uma greve de 21 dias na Educação Superior, em maio.

Diante da gravidade da situação, a diretoria do Sinpro-ABC está convocando, desde já, os docentes da Metodista, da Educação Superior e da Educação Básica, para uma reunião no dia 21 de janeiro às 9h, na sede do Sindicato, Rua Pirituba, 61 – Santo André.