Sindicato se une a protestos, pelo país, contra o desmonte do INSS

IMG 9791

O SinproABC – Sindicato dos Professores do ABC somou-se aos protestos nesta sexta-feira, dia 14, contra o desmonte do INSS. O Ato, promovido pelas Centrais Sindicais, ocorreu em todo país. Em Santo André, os manifestantes se concentraram na agência da Avenida Adolfo Bastos.

Os manifestantes protestam nas sedes do INSS, em diversos estados, contra as filas na concessão de benefícios, que atingem quase 2 milhões de pedidos.

O Dia Nacional contra o Desmonte da Previdência teve como objetivo alertar a população para as consequências da política de sucateamento adotada pelo governo.

Na falta de reposição dos funcionários, que se aposentam, o instituto vem perdendo a capacidade de analisar e atender pedidos de aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade, dentre outros. O salário-maternidade, por exemplo, antes concedido em 20 minutos, atualmente tem levado um mês. O prazo legal é de até 45 dias.

Entre 2016 e 2019 o quadro de servidores caiu de 33 para 23 mil. Os funcionários que antes faziam o atendimento, direto à população, foram deslocados para funções internas.

As manifestações contra o desmonte da Previdência ocorreram, em pelo menos, 10 estados e no Distrito Federal.

.