Representação dos trabalhadores cai pela metade no Congresso Nacional em 2015

As centrais sindicais perderão força de negociação para os trabalhadores na próxima legislatura do Congresso Nacional (2015-2018).

De acordo com o DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) a bancada sindical será menor a partir do ano que vem do que foi este último mandato (2011-2014).

A bancada que compõe representantes de vários sindicatos, hoje com 83 parlamentares, caiu para 46, enquanto os empresários mantiveram o total de representantes.

Este cenário faz com que as Centrais Sindicais não tenham boas perspectivas para o ano que vem, porque haverá muita dificuldade para negociar e aprovar a Pauta Trabalhista, especialmente reivindicações como a redução da jornada de trabalho, sem redução salarial; a revogação da lei que dispõem sobre o Fator Previdenciário; e a extinção do projeto de lei que amplia a terceirização, entre outros temas.

Alguns sindicalistas já propõem ao movimento sindical em geral a deflagração de um amplo processo de mobilização, com vistas a promover grandes manifestações de massa em 2015 para garantir o encaminhamento e a aprovação da Pauta Trabalhista.

Fonte: Repórter Sindical