Estado de São Paulo não cumpre lei do Piso de Professor
A informação de que o Estado mais rico da Federação não cumpre integralmente a Lei do Piso (11.738/2008) foi dada pelo professor Ailton Fernandes, no programa Câmera Aberta Sindical, ao vivo, na TV Aberta São Paulo.
Formado em História e lecionando na rede estadual e privada, o professor é dirigente da Fepesp (Federação dos professores do estado de São Paulo), onde desempenha a função de diretor de Formação Política e Sindical.
O problema, ele aponta, está no descumprimento da chamada “hora-atividade”, que reserva parte da jornada do professor a atividades extra-classe. Esse tempo, explica Ailton, deve ser para o professor estudar, pesquisar e se qualificar.
Ailton Fernandes afirma ainda que essa é uma luta antiga da categoria e que os sindicatos compõem a Federação têm reivindicado esse item em suas diversas discussões com o sindicato patronal.
O programa foi produzido em razão de que a data marcava o Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro. Para Ailton Fernandes, a formação cidadã do aluno é o desafio principal do professor.
Fonte: Repórter Sindical