Em foro conciliatório, SINPRO ABC cobra Anhanguera
Atrasos nos salários, recolhimento de FGTS e problemas específicos de cada unidade foram   questionamentos realizados pelo Sindicato dos Professores do ABC
Após receber uma série de denúncias, entre elas atrasos nos salários e falhas na intranet, o SINPRO ABC entrou em contato com a Anhanguera e cobrou respostas para as questões apontadas pelos docentes. Em foro conciliatório, realizado no dia 25 de abril, o grupo se comprometeu a debater os conflitos gerais e específicos de cada unidade.
Pagamento de salários
Questionada pelo Sindicato dos Professores do ABC sobre falhas no pagamento dos salários de fevereiro e março, a Anhanguera alegou problemas na implantação do sistema de atribuição de aulas, mas informou que a situação foi regularizada no dia 24 de abril. No caso da Faenac, onde o SINPRO ABC verificou atrasos nos salários de janeiro, o grupo disse que verificará a pendência e apresentará resposta à entidade sindical.
Acerca da multa devida em decorrência de atraso ou não pagamento, estabelecida pela Convenção Coletiva da categoria, o grupo apresentará proposta ao SINPRO.
Atribuição de aulas
Na UniABC, alguns docentes tiveram contratempos com a atribuição de aulas. O SINPRO ABC cobrou resolução para este tema e a Anhanguera afirmou que também analisará o assunto, mas que o “procedimento relativo a problemas de salários e/ou atribuição de aulas  devem ser encaminhados, por ofício, pelo docente com protocolo no RH”.
Intranet
O Sindicato relatou a dificuldade encontrada pelos professores para acessar o programa de impressão dos holerites, disponibilizado pelo sistema da mantenedora. A Anhanguera esclareceu que são permitidos 200 acessos simultâneos e, acima desse volume, o sistema não comporta, porém o documento está disponível.
No caso do recolhimento do FGTS, os docentes também enfrentam dificuldade para acessar a conta no sistema. A Anhanguera alegou que o recolhimento é realizado rigorosamente e a mudança nas contas foi necessária por questões burocráticas, mas que a unificação depende da Caixa Econômica Federal.
Plano de carreira
O SINPRO ABC solicitou esclarecimentos sobre plano de carreira e a Anhanguera respondeu ter um plano único (e não por unidade), no qual o docente apresenta a titulação no mês de outubro e o pagamento é feito a partir de fevereiro. No caso de atraso, o valor é creditado retroativo.
Questões específicas
Uniban - Após questionamento do SINPRO ABC, a Anhanguera se comprometeu a verificar três assuntos: férias em julho de 2011, não remuneração de atividades de orientação e excesso de alunos por turma.
Faenac - Os representantes dos docentes apresentaram a seguinte situação: professores são obrigados a orientar TCC e aplicar trabalhos para alunos em dependência e adaptação, sem as devidas remunerações. A Anhanguera alegou desconhecer tal ocorrência e solicitou que o Sindicato aponte em quais cursos isso ocorre.
No caso da UniABC, o SINPRO ABC denunciou, entre outros pontos, a falta de registro na CPTS de alguns profissionais; o trabalho insalubre e problemas estruturais em laboratórios; falhas no sistema de controle de entrada e saída dos professores; ausência de manutenção nos elevadores, e falta de equipe para atendimento médico na unidade. A Anhanguera também dará retorno sobre os referidos temas.
Nova reunião
Por conta do extenso repertório, ficou agendada nova reunião para o dia 16 de maio.
Professor, em caso de desrespeito aos seus direitos, entre em contato com o Sindicato por telefone (4994-0700), e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), ou por meio das redes sociais (Twitter.com/sinproabc ou Facebook.com/sinproabc).
Acompanhe em nossos meios de comunicação todos os desdobramentos do Foro Conciliatório com a Anhanguera e outros temas de interesse da categoria.
Atrasos nos salários, recolhimento de FGTS e problemas específicos de cada unidade foram questionamentos realizados pelo Sindicato dos Professores do ABC

Pagamento de salários

Atribuição de aulas