Em assembleias realizadas entre os dias 23 e 26 de maio, os professores e auxiliares do ensino superior privado aprovaram a proposta final de reajuste de 8% dos salários oferecida pelo Semesp (sindicato patronal).

O pagamento do reajuste será da seguinte forma: 7,41% de março até junho e o restante a partir de julho. As diferenças retroativas devem ser pagas com o salário de maio. Caso a mantenedora já tenha fechado a folha de pagamento, as diferenças deverão ser pagas em folha complementar até 12/6.

A conquista dos 8% é uma vitória dos professores e auxiliares. O índice recompõe as perdas inflacionárias (média ICV-Dieese, INPC-Ibge e IPC-Fipe) com mais 0,59% de aumento real.

É importante ressaltar que os professores demitidos ou que pedirem demissão no final deste semestre letivo terão suas verbas rescisórias calculadas com o reajuste de 8%. Este índice também servirá como base de cálculo para o reajuste na próxima data base.

Convenção coletiva

A nova Convenção vale até fevereiro de 2016. Isso significa que haverá uma nova campanha salarial no ano que vem. As dificuldades em manter um reajuste com aumento real e reposição na inflação do período levaram a Fepesp e os sindicatos para essa opção.

Garantia semestral de salários, bolsas de estudo, recesso de 30 dias, férias coletivas e estabilidade a 24 meses da aposentadoria estão entre os direitos que foram mantidos na Convenção Coletiva de Direitos.

Baixe aqui o Comunicado Conjunto do Reajuste Salarial 2015