Ensino Superior propõe a manutenção de quase 70% das cláusulas da Convenção Coletiva
As negociações intersindicais da Campanha Salarial 2016 no Ensino Superior tiveram início nesta semana. Na última segunda-feira (15), a Federação dos Professores do Estado de São Paulo, em nome dos 26 sindicatos que representam 80% dos professores e grande parte dos auxiliares, se reuniu com o Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior (SEMESP) na primeira rodada de negociação. Também estiveram presentes as duas outras federações que representam professores e auxiliares no Estado de São Paulo, FEPAAE e FETEESP.
A primeira reunião teve como objetivo estabelecer o cronograma das negociações. A comissão coordenada pela FEPESP, atendendo a deliberação das assembleias, apresentou as cláusulas que pretende manter, o que corresponde a cerca de 70% da Convenção Coletiva de Trabalho. Com a concordância das outras delegações sindicais, o representante patronal se comprometeu responder e apresentar as modificações que pretende fazer até a próxima quinta-feira.
Embora os grandes grupos educacionais tenham sido beneficiados por fusões, altas de mensalidades e programas governamentais, José Roberto Covac, assessor jurídico patronal, fez alusão à conjuntura econômica e disse esperar que as negociações não se estendam por muito tempo, por temer que as mantenedoras tenham dificuldade em saldar diferenças salariais acumuladas.
Os representantes da FEPESP concordaram em acelerar o processo de negociação, propondo-se a realizar mais de uma reunião por semana, se for necessário.
A comissão da FEPESP é coordenada pelo professor Celso Napolitano e composta pelos professores Nelson Valverde (ABC), Luiz Antonio Barbagli (São Paulo), Walter Alves (Santos), Ademir Rodrigues (Presidente Prudente), Andréa Arada (Guarulhos), Claudio Jorge (Campinas) e Gentil Gonçales (Vales).
Ficou acordado que as três federações negociarão em conjunto e que todas as rodadas serão às segundas-feiras, alternando a categoria dos professores com a dos auxiliares em administração escolar. Assim, os resultados da Campanha têm validade para todo o Estado de São Paulo.
Próximas datas: Ensino Superior (SEMESP)
- 22/2
- 29/2
- 7/3
- 14/3