Direção do SINPRO ABC participa de ato pela manutenção dos direitos trabalhistas

Diretores e professores ligados ao Sindicato dos professores do ABC participaram na sexta-feira (13) do ato pela manutenção dos direitos trabalhistas, contra a corrupção e em defesa da Petrobras, em apoio ao governo Dilma e pela reforma política.

De acordo com os organizadores do evento, entre eles, a Central Única dos Trabalhadores, o movimento reuniu cerca de 100 mil pessoas na Paulista e na caminhada que terminou na Praça da República, centro de São Paulo.

Apesar da mídia tentar minimizar a participação dos trabalhadores no ato, que aconteceu em 24 capitais do País, nem a forte chuva durante o movimento, dispersou os manifestantes.

Para a organização do evento, a mobilização cumpriu seu papel. Por um lado, deixou claro à presidenta Dilma que ela deve governar ouvindo o povo, e não apenas o Congresso. Por outro, que a democracia é um valor inestimável para os movimentos sociais e que a Mídia não pode manipular as informações, para que apenas um segmento político seja punido e tomado como “bode-expiatório”.

De acordo com o presidente do SINPRO ABC, José Jorge Maggio, que participou ativamente da manifestação, é muito importante que o povo seja esclarecido sobre os reais interesses da mídia neste processo e que a Petrobras seja preservada como patrimônio Nacional.

Segundo ele, uma reforma política se faz urgente e necessária.

“Temos que colocar o povo nas ruas para que o sistema político seja reformulado e que os eleitos, verdadeiramente, representem a classe trabalhadora”. “Não podemos admitir que políticos exerçam seus mandatos defendendo interesses particulares e de uma minoria que explora e saqueia o País”.

O que os governos Dilma e Lula fizeram pela educação

Orçamento da Educação passou de R$ 18 bi no governo FHC para R$ 112 bi em 2014.
    Acesso ao ensino técnico e superior – 9,5 milhões de estudantes.
    18 novas universidades Federais foram construídas e 173 campi.
    PROUNI beneficiou mais de 1,4 milhão de alunos com acesso à universidade.
    Financiamento de 1,6 milhão de bolsas de estudo no Ensino Superior.
    Educação em tempo integral
    Criou o FUNDEB e aumentou o apoio financeiro aos estados e municípios.
    No primeiro governo Dilma foram construídas mais de seis mil creches.
    PRÉ-SAL vai destinar 75% dos royalties do petróleo (R$ 383 bilhões) à educação e 25% à saúde.

Nas ruas desde a ditadura

Para o Secretário-Geral da CUT, Sérgio Nobre, os trabalhadores não permitirão que a luta de milhares pela democratização do país escorra pelo ralo da intolerância.
“Se esse país conquistou a democracia foi por conta da classe trabalhadora. Muitas pessoas perderam a vida por isso e sob hipótese alguma a classe trabalhadora vai permitir retrocesso. O recado está dado e agora é continuar as lutas por nossos direitos no Congresso Nacional.” Todas as vezes em que se elege um governo do campo democrático e popular, os reacionários e golpistas se unificam para tentar derrubar. Porém, o governo precisa mudar alguns ministros neoliberais que nunca tiveram compromisso com a classe trabalhadora e derrubar as Medidas Provisórias (664 e 665) é um bom começo.

Para o ajuste fiscal é preciso taxar as grandes fortunas”,