O Estudos e Pesquisas traz o balanço das negociações coletivas de 716 unidades de negociação da Indústria, do Comércio e dos Serviços, em todo o território nacional, em 2014.

Segundo o estudo, em relação ao INPC-IBGE, 92% dos reajustes analisados apresentaram aumento real, enquanto 6% igualaram-se a esse índice e 2% não alcançaram a recomposição salarial.

Queremos chamar a atenção para os professores das escolas particulares (Ensino Básico) que tiveram a reposição integral da inflação + 2% de aumento real chegando ao índice de 9,41% e 30% de participação nos lucros. Esses valores são frutos da negociação salarial que envolveu os sindicatos ligados à Fepesp (Federação dos Professores do Estado de São Paulo), entre eles o SINPRO ABC.

Entre os setores, o Comércio apresentou o melhor desempenho: 98,2% das unidades de negociação tiveram ganhos reais. Na indústria, 90,9% dos reajustes ficaram acima da inflação e nos Serviços, 89,2%.

Em todas as regiões do território nacional, predominaram reajustes acima do INPC-IBGE. O maior percentual (93,6%) é do Sul e os menores, do Norte e Centro-Oeste (89,6% e 89,8%, respectivamente).

Confira a pesquisa: www.dieese.org.br