O primeiro turno das eleições municipais será realizado no dia 02 de outubro (domingo), das 08h às 17h, nos 5.570 municípios brasileiros. Já o segundo turno das eleições (prefeito) será realizado apenas nos municípios com mais de 200 mil eleitores em que nenhum dos candidatos consiga a maioria absoluta, ou seja, 50% dos votos mais um. Neste pleito 144.088.912 eleitores estarão aptos a votar, número 4% superior ao das últimas eleições municipais, em 2012, e 1,1% maior que o eleitorado em 2014, quando o Brasil votou para presidente. Os números foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral e dão conta que as mulheres continuam sendo a maioria entre os eleitores, 52% contra 47% de homens. Em outubro os eleitores vão escolher em seus municípios, um prefeito e um vice, além dos vereadores que vão integrar as Câmaras Legislativas Municipais. Para saber mais detalhes das eleições 2016, confira: https://www.eleicoes2016.com.br/guia-do-eleitor/ DIAP lança cartilha sobre eleições municipais O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) lançou a cartilha “Eleições Municipais de 2016: orientação a candidatos e eleitores”, como contribuição para o resgate da participação popular no processo eleitoral. A publicação está alinhada a estratégia de valorização do voto consciente e inclui a luta pela igualdade nas disputas eleitorais e a defesa da ética na política e da transparência no exercício de funções públicas. A cartilha tem como objetivo proporcionar uma visão global das etapas da campanha eleitoral, as motivações dos candidatos a ingressarem na vida pública, a leitura mais crítica dos veículos de comunicação, as formas de financiamento de campanha, a formação de divulgação e prestação de contas até a legislação eleitoral com regras de propaganda eleitoral e suas vedações legais, além do calendário com os principais eventos do processo eleitoral. O Sindicato dos Professores do ABC orienta a categoria sobre a importância de votar em candidatos comprometidos com a educação e com a luta dos trabalhadores para a formação de uma sociedade justa e igualitária.