SINPRO ABC parabeniza UNE pelos 80 anos de fundação.

O Sindicato dos Professores do ABC parabeniza a União Nacional dos Estudantes pelos 80 anos de fundação, comemorado na última sexta-feira, dia 11 de agosto. A data foi celebrada com um ato político pelo fim do governo Temer e a realização de eleições diretas para presidente.

De acordo com a presidenta da entidade, Marianna Dias, "com ele, a gente não consegue ter a universidade pública funcionando, a gente não consegue direitos para a juventude". Para ela, a falta de diálogo na aprovação de medidas como a PEC do Teto e a reforma trabalhista, revelam a face autoritária do atual governo. Marianna comparou o governo Temer com os períodos anteriores, quando os estudantes, assim como outros setores, eram chamados a discutir em fóruns e conselhos.

O protesto foi realizado no Largo do São Francisco, em frente a Faculdade de Direito de Universidade de São Paulo (USP), quando também ocorreu a posse das novas diretorias da UNE e da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP).

Fundada em 1937, a UNE nasceu a partir da necessidade percebida pelos estudantes de se organizar nacionalmente, em contexto de emergência de formas autoritárias de governo, com o crescimento das ideologias fascistas, na Europa. Meses depois, o presidente Getúlio Vargas inaugurava o Estado Novo, reforçando o autoritarismo e flertando com as potências do Eixo.