Material publicado originalmente no site da FEPESP

O que vai acontecer com as relações do trabalho quando a reforma trabalhista entrar em vigor no final de novembro? Tudo indica que o trabalho será precarizado. Os salários vão ser pressionados para baixo. Os trabalhadores terão que resistir com o seu sindicato. E por que isso vai acontecer? O governo sem votos quer alinhar ao Brasil aos padrões do capital internacional. 

Ao mundo dos salários baixos, com padrões da China ou da Nigéria. Para explicar esse mecanismo perverso,  o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, o DIEESE, preparou uma apresentação de abrir os olhos. Você vai ver nesta palestra de Clemente Lucio, diretor técnico do Dieese o que pode acontecer com a economia do país. E, principalmente, quais são os desafios para os sindicatos nesta nova situação.

Toda semana, um novo debate. Sempre um tema de importância para a organização da categoria e para a vida de quem faz nossa educação.

Sala de Professores é resultado da parceria inédita entre a Fepesp e o Canal Universitário de São Paulo - para fortalecer o campo da comunicação pública e avançar a causa de professores, auxiliares e técnicos de ensino.


Mais Lidas