Filósofo e educador Paulo Freire completaria 90 anos neste mês. Em maio, Freire foi homenageado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) como patrono da educação
Reconhecido internacionalmente pelo método de alfabetização e pelos trabalhos sociais desenvolvidos, Paulo Freire recebeu, ao longo de 2011, diversas homenagens. As mais recentes, em maio e junho, celebraram a escolha do professor como patrono da educação e os 90 anos do nascimento do educador, respectivamente.
Patrono
No mês em que se completaram 14 anos da morte de Freire (falecido em 2 de maio de 1997), a Comissão de Constituição e de Cidadania concedeu o título de patrono da Educação brasileira ao professor.
Segundo o Instituto Paulo Freire, o educador e filósofo foi outorgado doutor Honoris Causa em 27 universidades e, recentemente, a Universidade Federal do Ceará entregou o 28º título ao filho Lutgardes Costa Freire.
Entre as principais obras publicadas destacam-se Educação: prática da liberdade (1967), Pedagogia do oprimido (1968), Cartas à Guiné-Bissau (1975), Pedagogia da esperança (1992) e À sombra desta mangueira (1995).
90 anos
Freire completaria 90 anos no dia 19 de setembro e a data foi lembrada pela Câmara dos Deputados, em 27 de junho.
Fernando Ferro (PT-PE), que propôs a solenidade, discursou sobre Freire e destacou suas ações positivas para a Educação. “Ele retirou homens e mulheres que não tinham nenhuma esperança de participar ativamente da dinâmica cívica, por total falta de informação, e os levou a uma situação de protagonismo social”, lembrou Ferro.
“Quando atualmente vemos os indígenas tendo acesso ao ensino superior, ou os negros ocupando vagas por cotas, ou ainda as populações do interior deste País tendo acesso às universidades federais, é importante olhar para trás e enxergar que a semente foi plantada por este ilustre pernambucano”, completou Fernando Ferro.
Com informações do Correio do Brasil.

Patrono

90 anos

Com informações do Correio do Brasil.