Declarações de vereador do DEM são inaceitáveis e ofendem todos os professores
As opiniões do vereador da cidade de Jacareí, Dario Bueno (DEM) – que se autodenomina “Dario Burro” –, sobre os professores, veiculadas pela internet, ofende a nossa categoria, demonstra total desconhecimento sobre a escola pública, descompromisso com a educação e despreparo do parlamentar para a vida pública.
Não se poderia esperar muito mais de quem faz apologia da “burrice” em seu próprio nome parlamentar, mas não vamos aceitar passivamente tais declarações. A Apeoesp está estudando medidas judiciais cabíveis e vamos continuar denunciando o citado vereador como pessoa non grata aos professores e à educação pública.
A educação pública estadual enfrenta graves problemas, como resultado dos sucessivos governos do PSDB, em aliança com o DEM, desde 1995. Esse governo, que o vereador apoia, não investe na estrutura das escolas, em equipamentos, em materiais didático-pedagógicos e, sobretudo, não investe na valorização dos profissionais da educação. Para omitir-se de suas responsabilidades o governo, inúmeras vezes, culpou os professores pelos problemas que ele mesmo cria com suas políticas. O vereador faz o mesmo com suas declarações grosseiras e preconceituosas.
Faltam professores na rede estadual de ensino, ministramos aulas em classes superlotadas, enfrentamos péssimas condições de trabalho, somos vítimas de assédio moral e violência nas unidades escolares e recebemos baixos salários. Apesar dessas condições adversas, porém, nos dedicamos à nossa profissão com máximo de nossas forças porque sabemos que do nosso esforço depende o futuro de milhares de crianças e jovens que tem na educação uma oportunidade de progredir e superar a situação de pobreza e desamparo em que vivem.
Nós lutamos por educação pública de qualidade para toda a população. Por isso queremos escolas bem estruturadas, classes com número adequado de alunos, jornada de trabalho condizente com o trabalho do professor, com no mínimo 1/3 dedicados a atividades fora da sala de aula (como preparação e correção de provas e trabalhos), formação continuada no local de trabalho, preparação de aulas e outras tarefas relacionadas.
Pessoas como o vereador Dario Bueno não honram seu mandato e em nada contribuem para a melhoria da escola pública. Ao contrário, disseminando preconceitos e grosserias contra os professores, ele torna-se apenas mais um a criar dificuldades para que a educação no estado de São Paulo vença os desafios que se acumularam em décadas de descaso para com os direitos elementares da população.
Maria Izabel Azevedo Noronha, presidenta da APEOESP
Desrespeito
O SINPRO ABC apoia a carta repúdio da Apeoesp e considera as palavras de Dario um ato de extremo desrespeito com a categoria.
“Professor só pensa em salário. Aliás, professor só pensa no próprio umbigo porque se pensasse em Educação ela seria melhor. Pior disto tudo é colocar a culpa nas famílias, no governo. A Educação só vai melhorar quando o professor trabalhar!” foram as declarações postadas na página do vereador em um site de redes sociais.
E mais, “O professor é um profissional frustrado que descarrega a frustração nos estudantes. O professor gostaria de ser Engenheiro, não consegue e vai dar aula de Matemática; outro queria ser Advogado, não consegue e vai dar aula de Português; outro queria ser Médico e vai dar aula de Biologia”.
Lutamos, a cada dia, por melhores condições de trabalho e não admitimos que frases absurdas como essas sejam atribuídas a nossa categoria.
Acreditamos que o governo, independente da esfera, seja municipal, estadual ou federal, deva lutar por melhorias em todos os setores e não se eximir das responsabilidades. Fazemos, sempre, nosso papel, mas não estamos sozinhos nessa. A educação é um dever de todos.
Declarações de vereador do DEM são inaceitáveis e ofendem todos os professores

Maria Izabel Azevedo Noronha, presidenta da APEOESP