11º Concut foi realizado entre 9 e 13 de julho, em São Paulo, e elegeu Vagner Freitas presidente da Central Única dos Trabalhadores até 2015. Julio Turra, do SINPRO ABC, segue na Diretoria Executiva

Trabalhadores de diversos ramos estiveram reunidos no 11º Congresso Nacional da CUT, ocorrido entre 9 e 13 de julho, em São Paulo. O SINPRO ABC esteve presente e engrossou os debates sobre temas de abrangência nacional e internacional.
Na ocasião, o bancário Vagner Freitas, que liderava a Chapa 1 - Somos Fortes, Somos CUT, foi eleito novo presidente da Central, para a gestão 2012-2015, com 90,52% dos votos. Julio Turra, sócio-fundador do SINPRO ABC, seguirá na Diretoria Executiva da entidade, representando nossa categoria.
No discurso de posse, Freitas enfatizou a continuidade da luta pela defesa dos interesses trabalhistas, das causas sociais e por mudanças nos setores tributário e financeiro. “O setor financeiro não é voltado a financiar o crescimento e o desenvolvimento. Precisamos pressionar o governo para realizar uma conferência nacional para que deixemos de ser um paraíso para os bancos”, destacou o novo presidente.
Próximos passos
A segunda fase da Campanha  Nacional por Liberdade e Autonomia Sindical foi lançada e a CUT pretende, até agosto de 2013, recolher assinaturas em todo o país pela ratificação da Convenção 87 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) que trata sobre a liberdade e proteção do direito sindical.
Outro avanço que merece destaque é a paridade na composição da diretoria. A resolução, prevista para 2015, traz a disposição que, a partir das próximas eleições, tanto a direção Executiva nacional quanto as estaduais da CUT deverão reservar ao menos 50% de cargos para cada gênero, consagrando o assim principio da igualdade e oportunidades, onde homens e mulheres devem ter o mesmo espaço de poder e decisão na CUT.

concutjjPróximos passos