WhatsApp Image 2022 03 11 at 16.06.2313 de março de 1986. Essa é a data que marca a oficialização do SINPRO ABC como um sindicato.

A história da entidade começa anos antes. Em 1980, quando um grupo de professores, após participação no apoio à greve dos metalúrgicos, resolveu iniciar a organização da categoria no ABC. Com a ideia amadurecida, nascia, em 1984, a APRO ABC, Associação Profissional dos Professores do ABC.
Somente em 1986, no dia 13 de março, os docentes conquistaram a carta-sindical, documento concedido pelo Poder Público que habilita para a prática de atos sindicais, como a representação da categoria e a negociação coletiva.

Em 1988, o primeiro acordo coletivo do 1º e 2º Graus e Cursos Livres era assinado, assegurando piso salarial, hora-atividade, bolsa de estudos para dependentes e o pagamento das janelas. No ano seguinte não houve acordo e o Dissídio Coletivo só foi julgado em julho, com resultado favorável aos professores. A principal conquista, na ocasião, foi a estabilidade aos delegados sindicais.

Nesse mesmo ano foi lançada a campanha "Educar é um ato político, sindicalizar-se também!", que resultou na filiação de 1.000 professores ao Sindicato, fortalecendo a entidade e a categoria.

Em 1990, o Acordo Coletivo do 1º e 2º graus e Cursos Livres representou grandes avanços para os professores nas cláusulas sociais. No 3º Grau, o sindicato patronal continuava intransigente e se negava a assinar acordo, mas o SINPRO ABC, com a participação dos docentes, conquistou acordos com a Metodista, FEI, Senador Fláquer, IMES, Fundação Santo André, FEFISA, Fundação ABC e ESAN.

PRIMEIRA DIRETORIA
Em agosto de 86, foi eleita a primeira gestão do SINPRO ABC: a chapa única “Construir o SINPRO ABC”, que tinha em sua composição os membros efetivos José Carlos Oliveira Costa, José Jorge Maggio, ambos integrantes da diretoria até os dias de hoje, Messias Simão Telecesqui, Julio Turra Filho, Amaury Cesar de Moares, Túlio Sérgio Bulcão e Eduardo Marques Filoso. Na suplência, Vitor Gilberto Ferreira, Ricardo Alvarez, Anita Martinelli, Inês Moschen, Carlos Roberto Rodrigues, José Roberto Martins Ferreira e Helena Couto Pereira. Paulo Ostroski, Kazumi Takaesu e Ana Maria Martins de Souza integravam o Conselho Fiscal.

Nesses 36 anos de lutas e desafios, o SINPRO ABC se orgulha de escrever uma história de conquistas para professores da rede particular da Educação Básica, do Ensino Superior e da rede Sesi/Senai. São direitos que fazem a diferença na vida de quem tem a Educação como missão.

E docente sindicalizado é agente nessa caminhada. Agradecemos a cada um que por aqui passou e contribuiu com o nosso crescimento.

A caminhada não para e contamos com você, professor, para que novos capítulos vitoriosos sejam escritos. Venha para o SINPRO ABC. Venha fortalecer a nossa categoria.