NOTA2O Sindicato dos Professores de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul – SINPRO ABC, registra sua indignação quanto à fala desrespeitosa proferida pelo Ministro da Educação, Milton Ribeiro, durante a entrevista concedida ao Jornal Estado de São Paulo.

Além do desrespeito com professores e professoras, que são fundamentais na sociedade e na pandemia do Corona vírus mostram-se imprescindíveis, o Ministro mostra total incapacidade de compreender a importância da pasta que ocupa e deixou claro a sua inabilidade, quando se referiu ao papel do professor, a carreira, e a importância para a sociedade do Educador.

Para nós é surpreendente que um Ministro de Estado e principalmente da Educação declare tantos despautérios a respeito da pasta que dirige. Na sequencia desastrosas de suas declarações ele conseguiu desrespeitar os professores, provar que não conhece o papel do MEC, além de ter sido preconceituoso com LGBTs.

Já as declarações sobre orientação sexual vieram em resposta a uma pergunta sobre bullying nas escolas. O Ministro intitulou que é consequência de “famílias desajustadas”. “São famílias desajustadas, algumas, falta atenção do pai, falta atenção da mãe. Vejo menino de 12, 13 anos optando por ser gay. Nunca esteve com uma mulher de fato, com um homem de fato e caminhar por aí”, disse. No final de semana, a Procuradoria Geral da República (PGR) pediu ao STF que investigue Ribeiro por crime de homofobia

Sobre Educação Milton Ribeiro disse: "hoje, ser professor é ter quase uma declaração de que a pessoa não conseguiu fazer outra coisa". Além disso, argumentou que o Ministério da Educação (MEC) não tem responsabilidade sobre a retomada das aulas presenciais na pandemia, eximindo a pasta de colaborar com as redes de ensino no enfrentamento dos reflexos da Covid-19.

Para nós do SINPRO ABC essa fala dá a dimensão do nosso problema e consequentemente da nossa responsabilidade nesse momento histórico do país. Mais que nunca é importante unidade da categoria, pois somente com a união e capacidade de mobilização que poderemos enfrentar ministros, como Milton Ribeiro, que ocupam a pasta da Educação, mas que professam contra a Educação.

Será somente com unidade e força que conseguiremos barrar políticas de desmonte do setor .