Foi com alívio e alegria que os professores da rede receberam a notícia do retorno do plano de saúde Mediservice, a partir do dia 1º de maio deste ano, em caráter emergencial. A vitória foi comunicada durante a assembleia da Campanha Salarial 2013 da rede, realizada no último dia 28 de março, no auditório da Universidade de São Caetano do Sul (USCS).

Após várias denúncias, reclamações e pressões dos professores prejudicados, o SINPRO ABC se mobilizou e, por meio de reuniões junto aos administradores do SESI/SENAI, abaixo-assinado e da realização de uma petição pública, divulgada pela Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp), foi possível reaver a mudança unilateral do plano de saúde.

Entre as principais queixas dos professores, estava a redução dos serviços, como planos da mesma faixa que possuíam coberturas diferentes e a demora no agendamento de consultas e exames médicos. A proposta foi encaminhada, com provas plausíveis e atendida com vitória.

A substituição da operadora pela Unimed, realizada no final do ano passado, aconteceu de maneira inesperada e sem consulta prévia aos trabalhadores, que são os principais interessados e contribuem financeiramente com a manutenção da assistência. Mais uma vez, o SINPRO ABC lutou para que o melhor fosse feito aos professores. Entretanto, é bom lembrar que o retorno do antigo plano ainda não é permanente, assim é importante continuarmos atentos para que, no futuro, o plano contratado mantenha o nível do atendimento e o processo seja encaminhado com clareza, lisura e, (por que não?) participação dos professores.


Mais Lidas