O Ministério da Educação lançou o Desafio Sustentabilidade, que tem como objetivo reduzir os gastos com o consumo de água e energia elétrica nas instituições federais de ensino. Por meio da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento, a pasta promove consulta pública para identificar e avaliar ideias e boas práticas de redução de gastos e incentivo à sustentabilidade.

Para participar, é preciso fazer cadastro na página do projeto. Serão avaliadas soluções ecológicas inovadoras sobre o uso de energia elétrica e de água em universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

A pasta premiará os melhores projetos em ambas categorias – água e energia. Em cada uma, o primeiro colocado receberá R$ 5 mil; o segundo, R$2,5 mil; o terceiro, R$ 1,5 mil; e o quarto, R$ 1 mil.

De acordo com o MEC, os participantes devem apresentar ideias, avaliar e aprimorar as sugestões de outros inscritos, com comentários sobre os dois temas apresentados. Cada participante deve optar por representar uma universidade federal ou um instituto federal.

As instituições de ensino também serão premiadas. A universidade e o instituto que ficarem em primeiro lugar receberão, cada, R$ 3 milhões. Os segundos lugares receberão R$ 1 milhão cada.

Fonte: Agência Brasil

Os sindicatos da Fepesp reunirão, em 13/11, os 27 delegados do Sesi e Senai para discutir a realidade das escolas da rede em São Paulo.

O encontro também serve para debater as ações dos professores e das entidades na Campanha Salarial 2015.

Estarão presentes os diretores que trabalham na rede dos 25 sindicatos que integram a Federação. Esta é a primeira reunião ampliada que ocorre após a indicação dos nomes dos delegados.

Também chamados de representantes sindicais, esses professores contribuem com as ações do sindicato dentro das unidades em que trabalham.

O papel deles, como canal imediato com a entidade, reforça a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores.

 

Fonte: Fepesp

Com o tema “ O Plano Nacional de Educação (PNE) na articulação do Sistema Nacional de Educação : Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração’, a CONAE reunirá 4 mil pessoas para debater democraticamente os rumos da educação do país. Essas discussões serão feitas pelos delegados eleitos durante as conferências estaduais e distrital, as quais ocorreram no segundo semestre de 2013 e que contaram com a participação de mais de 23 mil pessoas. Para o momento nacional, assim como nas demais conferências que o antecederam, esses representantes estão divididos em segmentos e setores. Os segmentos são pais, estudantes, professores e gestores, divididos entre educação básica, ensino superior e ensino profissional, públicos e privados. Os setores são entidades diversas e movimentos sociais organizados.
O coordenador do Fórum Nacional de Educação, Francisco das Chagas Fernandes afirma que, na prática, esta é a segunda conferência nacional de educação com tamanha abrangência. “Com isso sempre há uma expectativa de que possamos ter um maior nível de debate, que possamos aprovar as melhores propostas, e assim termos um documento final que paute a educação nos próximos anos, tendo como base o Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação’, detalha Chagas..
Há poucos dias para a etapa final da CONAE 2014, os preparativos estão bem encaminhados. De acordo com Chagas, o Fórum aprovou o Regimento da CONAE e o documento-base. Já o Ministério da Educação cuida da estrutura, para garantir que os(as) delegados(as) participem da melhor maneira possível dos dias da etapa nacional – de 19 a 23 de novembro, no Centro Internacional de Convenções, em Brasília.
A CONAE é um espaço democrático articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da educação. A conferência apresentará um conjunto de propostas que subsidiarão a implementação do PNE, indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.,
A conferência é um importante instrumento para se discutir com a população as perspectivas para a educação brasileira, bem como o modelo a ser executado em todo o país para uma educação pública mais democrática, inclusiva e de qualidade.
                    
Paulo Yamaçake - diretor do SINPRO ABC

Os sindicatos da Fepesp realizarão em novembro assembleias para definir como o sindicato será mantido em 2015 e de que forma o dinheiro deve ser empregado.

As assembleias também discutirão o recolhimento da Contribuição Assistencial no ensino superior.

Participação
A discussão sobre a sustentação financeira do sindicato é o primeiro passo do planejamento para executar bem as ações em 2015, no campo político ou jurídico, por exemplo. Como a entidade pertence a todos os trabalhadores representados, nada mais natural que eles participem também deste momento.

Cabe à assembleia, então, se manifestar sobre os recursos que o sindicato poderá dispor e como eles devem ser empregados. Além do mais, a participação de professores e auxiliares aglutina a categoria para a Campanha Salarial e demais batalhas que estão por vir.

Ensino superior
No caso do ensino superior, professores e auxiliares estão sendo convocados para discutir como a Contribuição Assistencial deve ser recolhida e como os valores podem apoiar as ações do sindicato no próximo ano.

 

Fonte; Fepesp

 

Como saber se a escola está depositando o meu FGTS corretamente? 
O professor deve comparecer a qualquer agência da Caixa Econômica Federal com a carteira de trabalho e solicitar um extrato analítico do FGTS.

Como devo fazer para sacar o FGTS, caso eu seja demitido? 
O professor deve comparecer em qualquer agência da Caixa Econômica Federal (CEF), após a homologação, com os seguintes documentos pessoais: carteira profissional (CTPS), RG, CPF, cartão do PIS, e os documentos entregues pela escola na homologação: Termo de Rescisão em (3 vias), GRRF, chave de identificação.

Se eu pedir demissão, posso sacar o FGTS? 
Não. Em caso de pedido de demissão, o seu FGTS fica como conta inativa na Caixa Econômica Federal e pode ser retirado nas seguintes situações: aposentadoria, aquisição da casa própria (ou amortização do financiamento), soropositividade (HIV), câncer ou ainda se o titular da conta permanecer três anos fora do regime do FGTS.

Quem tem direito de receber o seguro-desemprego? 
De acordo com o Ministério do Trabalho, tem direito de receber o benefício o trabalhador demitido sem justa causa que:
- tenha recebido salários consecutivos nos últimos seis meses;
- tenha trabalhado pelo menos seis meses nos últimos 36 meses;
- não esteja recebendo nenhum benefício da Previdência Social de prestação continuada exceto auxílio-acidente ou pensão por morte;
- não possui renda própria para seu sustento e de seus familiares.

Como faço para receber o seguro-desemprego? 
Após a homologação, dar entrada no seguro desemprego com o formulário Comunicado de Dispensa (CD) e documentos relacionados no verso do mesmo, nos postos do Poupa Tempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou nas Delegacias Regionais do Trabalho (DRTs). Prazo é de 120 dias a contar da data da dispensa.

Qual é o valor do seguro-desemprego? 
O valor do seguro-desemprego varia de acordo com a faixa salarial e tempo de serviço, sendo pago entre 3 e 5 parcelas. O pagamento é feito na Caixa Econômica Federal.

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