A Medida Provisória 665/14, publicado no Diário Oficial da União (DOU), em 30 de dezembro de 2014, dificulta o acesso dos trabalhadores ao seguro-desemprego, entrou em vigor sábado (28.02).

Pelas novas regras, explicadas no site do Ministério do Trabalho, quem perder o emprego deverá comprovar vínculo de pelo menos 18 meses (entre os 24 anteriores) para ter acesso ao benefício pela primeira vez. Antes, o prazo de tolerância era de seis meses.

O sistema de pagamento também sofreu alterações, para aliviar o orçamento do governo federal.

A primeira requisição contemplará repasses de quatro (quem trabalhar entre 18 e 23 meses antes da demissão) a cinco parcelas (quem trabalhar 24 meses antes da demissão).

A segunda, de quatro (quem trabalhar entre 12 e 23 meses antes da demissão) a cinco parcelas (quem trabalhar 24 meses antes da demissão).

A terceira, de três (quem trabalhar entre seis e 11 meses antes da demissão) a cinco parcelas (quem trabalhar 24 meses antes da demissão).

O Congresso Nacional deve votar a MP 665 até o dia 2 de abril.

Fonte; Diap

SINPRO-ABC participa da Conferência Municipal de Educação de Santo André/Fase Preparatória

 

Com o tema "Planejando a Próxima Década- Construindo o Plano Municipal de Educação de Santo André', promovido pela Secretaria Municipal de Educação, foi realizado no dia 28 de fevereiro (sábado), no campus da UFABC da Avenida dos Estados, discussão temática e elaboração de metas e estratégias, com o diretor Paulo R. Yamaçake representando o Sinpro-ABC, juntamente com diversos segmentos e setores (gestores, trabalhadores e movimentos sociais organizados).

 

Os participantes foram divididos em cinco eixos transversais:

1) Qualidade da Educação;

2) Gestão Democrática;

3) Valorização Profissional;

4) Educação Especial; e

5) Financiamento da Educação.

 

Este evento fez parte do planejamento de elaboração do P.L. do P.M.E. da cidade, que o Executivo deverá enviar à Câmara Municipal em meados de maio.

Da programação consta ainda a realização de quatro pré-conferências (dias 14/03-manhã, e 17, 28 e 31/03-noite), e a Conferência Municipal dias 24 e 25 de abril, ocasião em que será fechado o texto-base do Projeto de Lei.

Em tempo: próxima reunião do FRE- dia 13 de março, das 9 às 11:30 h, no Sindicato da Construção e Mobiliário-rua General Glicério,808- Santo André.

 

Paulo Roberto Yamaçake- coordenador do Fórum Regional de Educação do ABCDMRR.

Mais de 1.200 professores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro ficaram licenciados por depressão ou transtornos mentais em 2014. O número corresponde a 12,5% dos 9.680 mil docentes que tiraram licença médica no ano passado. O afastamento por motivos psiquiátricos é a segunda maior causa, perdendo apenas para os 33% por problemas ósseos e fraturas.

Recentemente, a revista norte-americana “Child Development” publicou um estudo feito pelas universidades da Flórida e do Arizona que mostra como o processo depressivo dos professores também atrapalha o aprendizado dos alunos.

Os pesquisadores analisaram 27 professores e seus 523 alunos da 3ª série do ensino fundamental, usando gravações de vídeo em sala e observadores treinados para avaliar a qualidade do ambiente da aula.

Os alunos mais vulneráveis aos efeitos negativos da depressão de seus professores eram aqueles que já estavam com dificuldades em matemática, o que sugere que as crianças com necessidade de melhorar tinham menos probabilidade de fazê-lo quando estavam em salas de aula com docentes deprimidos.

Estudantes com desempenho ruim na mesma disciplina tinha maior evolução quando ensinados por educadores sem transtornos psiquiátricos.

Fonte; O Globo

Com a participação do Conselho de Federações (órgão consultivo e indicativo de políticas a serem desenvolvidas pela Contee, bem como de unificação dos interesses de todos os sindicatos filiados), a Confederação promoverá o seminário “Atualização e ações no atual panorama político do Congresso Nacional”.

A atividade, para a qual estão convidadas todas as entidades filiadas, será realizada no dia 19 de março, na sede do Sinproep-DF (SIG Quadra 03 – Lote 49 – Bloco C – Loja 50 – Brasília/DF, em frente ao Posto BR), das 10h às 17h.

Na pauta estão incluídos os seguintes temas:

- cenário político no Congresso Nacional;

- agenda de lutas dos trabalhadores e trabalhadoras na atual conjuntura política;

- projetos de interesses específicos da Contee;

- atuação da Contee, federações e sindicatos junto aos parlamentares.

As despesas de transporte e alimentação ficarão a cargo das entidades interessadas.

Contee

Representantes da educação participam nesta terça-feira (03), na Câmara dos Deputados, de uma audiência pública convocada pela Comissão Especial da Reforma Política para discutir as propostas em tramitação na Casa. Os parlamentares também vão ouvir detalhes sobre o projeto de iniciativa popular da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas.

A reunião está marcada para as 14h30, no Plenário 1. Serão ouvidos representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral (MCCE). Os temas em pauta devem passar por questões como o financiamento de campanhas, o fundo partidário, o uso gratuito do rádio e da televisão, a eleição de deputados e senadores e a unificação das eleições.

A Coalizão reforçou a importância de que as entidades que fazem parte do movimento enviem representantes à audiência, a fim de fortalecer a defesa do projeto de iniciativa popular.

Fonte: Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas

Uma pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que no Brasil o professor perde 20% do tempo de aula acalmando os alunos e colocando a classe em ordem para poder ensinar. Além disso, o estudo aponta que 60% dos professores brasileiros ouvidos têm mais de 10% de alunos-problemas em sala de aula, o maior índice entre os países participantes do estudo.

Na outra ponta, Dinamarca, Croácia, Noruega e Japão têm menos relatos de professores sobre alunos com mau comportamento.

A pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem ouviu professores de 33 países.

Os dados foram levantados em 2013 com alunos do ensino fundamental e ensino médio (alunos de 11 a 16 anos), mas um relatório sobre a questão de comportamento dos alunos foi divulgado este ano. No Brasil, participaram da pesquisa 14.291 professores e 1.057 diretores de 1.070 escolas.

VEJA ALGUNS DADOS DA PESQUISA:

Vandalismo e roubo

O Brasil está em segundo lugar neste item, com 11,8% dos relatos dos professores, atrás do México, líder com 13,2% e à frente da Malásia, com 10,8%.

Intimidação verbal entre alunos

O Brasil lidera a pesquisa com 34,4% dos relatos de professores, seguido pela Suécia (30,7%) e Bélgica (30,7%).

Ferimentos em briga de alunos

O maior índice é do México (10,8%), seguido por Chipre (7,2%) e Finlândia (7%). O Brasil aparece em quarto com 6,7%.

Intimidação verbal de professores

O Brasil é primeiro lugar com 12,5%. Em seguida vem a Estônia (11%).

Uso e posse de drogas e/ou álcool

Nos relatos, o Brasil tem o mais alto índice (6,9%), seguido pelo Canadá (6%).

Ainda de acordo com o estudo, no Brasil, mais de 90% dos professores dos anos finais do ensino fundamental concluíram o ensino superior, mas cerca de 25% não fizeram curso de formação de professores.

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